Casa da Cultura recebe a exposição ‘Veremundo Soares, um salgueirense à frente do seu tempo”

(foto: divulgação)

(foto: divulgação)

Depois de um ano de reformada, a Casa da Cultura recebe a exposição ‘Veremundo Soares, um salgueirense à frente do seu tempo”, aberta ao público até 26 de dezembro, com um acervo fotográfico e de objetos ligados ao político, produtor agrícola e empresário que viveu entre 1878 e 1973, na cidade de Salgueiro.

Mostrando desde a vida familiar até a participação pública, um amplo número de fotografias conta, além da biografia do homenageado, a trajetória do município em que viveu, numa verdadeira aula de história.

Nas fotografias, estão registrados momentos importantes como as visitas dos governadores Ademar de Barros, Barbosa Lima Sobrinho e Paulo Guerra, a inauguração da BR 232 com a presença do ministro dos Transportes, Mário Andreaza, e a inauguração da Rede Ferroviária.

Móveis de época, utensílios de cozinha feitos de prata, um gramofone, máquina de datilografia, prensa de livros e até uma carta escrita por Lampião, também, integram o acervo.

Para o prefeito Marcones Libório de Sá, nenhuma sociedade se desenvolve negando a própria cultura e iniciativas como essa têm o papel fundamental de contar a história para as gerações seguintes. “O investimento na cultura planta raízes. Respeitar a história é o mais importante”.

A única filha viva do coronel Veremundo Soares, Maria de Lourdes Soares, participou da abertura da exposição, na última sexta-feira (28), e, baseada em memórias, fez uma breve narrativa sobre o perfil do pai, nos mais variados aspectos, e sobre o prédio da Casa da Cultura. “É uma amostra do quanto o meu pai se dedicou a Salgueiro. Sua história se confunde com a história da cidade”.

A estrutura da Casa da Cultura, construída na década de 20 do século passado, hoje, é um equipamento cultural da Prefeitura. Por mais de meio século, no entanto, foi o ponto comercial mais importante da região, sendo, apenas, um dos inúmeros empreendimentos de Veremundo.

Serviço:
A Casa da Cultura abre de terça a sábado, das 8h às 18h.

ENTRADA GRATUITA

Deixe um comentário