- Blog do Waldiney Passos - http://www.waldineypassos.com.br -

Agentes de Endemias participam de atualização sobre controle de chagas e Leishmaniose

(Foto: ASCOM)

De 22 a 25 de maio, os agentes de endemias do município de Juazeiro participam de uma atualização com o tema “Controle químico vetorial para os programas de chagas e leishmaniose”. O curso é realizado por meio de uma parceria entre o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRS-Norte) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro.

O facilitador do curso de educação permanente é o especialista em doenças endêmicas, José Silvério, que também é coordenador geral de endemias do Ceará. Ele destaca que a atualização dos profissionais é uma ferramenta necessária para o controle das doenças.

“Voltamos a ver focos residuais em espécies que já haviam sido controladas. Estamos emponderando os agentes, para que eles possam levar isso a campo e melhorar a qualidade do trabalho no controle das enfermidades”, destaca.

O evento foi articulado pela coordenadora do Núcleo de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Núbia Barbosa. Segundo ela, foi observada uma necessidade de trabalhar esse tema com os agentes.

“Tivemos capacitações sobre outras endemias, mas essas estavam um pouco esquecidas. O curso está nos dando um bom aproveitamento para que a gente possa desenvolver nossas atividades com mais perfeição”, afirma.

Para o agente de endemias, Cleidison Dias, o curso está sendo de grande valia para a equipe. “Algumas coisas mudaram desde o último treinamento que participamos. Estar atualizado é importante não só para a execução do nosso trabalho, como também para que a gente transmita a informação correta para a população”, diz.