Agricultores familiares passarão a fornecer alimentos para escolas municipais

agricultura-familiar

A conquista foi possível graças ao Projeto de Regionalização da Alimentação Escolar./ imagem ilustrativa

Agricultores familiares e empresários de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, deram um importante passo para fortalecimento da economia local. Pela primeira vez, os pequenos negócios da cidade irão fornecer gêneros alimentícios às escolas da rede pública municipal.

Dezesseis agricultores familiares apresentaram projetos e venceram a chamada pública promovida pela Prefeitura da cidade para fornecer doce de leite, farinha de mandioca, pimentão, alface, beterraba, ovos, entre outros produtos. O resultado da chamada foi divulgado na última quinta-feira (28). Os contratos totalizaram R$ 79.963,00. Os gêneros convencionais serão comercializados por duas empresas, sendo que uma das vencedoras da licitação é de Santa Filomena, um fato inédito. 

A conquista foi possível graças ao Projeto de Regionalização da Alimentação Escolar.  Idealizado pelo Sebrae Pernambuco, através da Unidade do Sebrae no Sertão do Araripe, o projeto visa utilizar os recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para promover o desenvolvimento local sustentável e garantir uma alimentação saudável ao estudantes.

Regionalização

De acordo com a Lei nº 11.947/2009, “do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas”.

Deixe um comentário