‘Amigos do SAMU’: projeto orienta alunos de Petrolina sobre os perigos dos trotes ao serviço

O ‘Amigos do SAMU’ visitará ainda no dia 28 de agosto a Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, que fica na Cohab Massangano. (Foto: ASCOM)

O projeto educativo ‘Amigos do SAMU’, iniciado pela Prefeitura de Petrolina no último dia 14 de agosto, continua circulando na cidade orientando alunos das escolas municipais sobre o perigo dos trotes e noções de primeiros socorros. Nesta terça-feira (21), as ações educativas passaram pela Escola Laura Vicuña, no bairro  Gercino Coelho.

Na unidade, a equipe do órgão fez demonstrações sobre o trabalho de rotina do SAMU, como deve ser a agilidade do serviço e como as chamadas falsas podem,  inclusive ,  impedir de salvar uma vida, já que, se uma ambulância se desloca para uma ocorrência inexistente, outra pessoa – que realmente necessita – estará deixando de receber auxílio médico.

A conversa rendeu bons resultados. Allana, 10 anos, aprendeu direitinho o quanto essa brincadeira de mau-gosto prejudica toda a sociedade.”Essa vinda do SAMU foi muito boa, pois deu pra gente ver como o trabalho deles é sério. Uma pessoa pode deixar de ser salva por conta de uma ligação falsa”, ressaltou a garota. 

Para auxiliar no trabalho educativo, o SAMU veste algumas crianças de socorrista, mostra como é uma ambulância por dentro e faz simulações de situações como engasgos, desmaios e convulsões. A secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, que acompanhou a visita à escola destacou o quanto educar as crianças é importante para a conscientização.

“É dessa forma lúdica, leve, que a gente faz prevenção à saúde. Conscientizar sobre o perigo dos trotes é também uma forma de prevenir que uma pessoa que realmente precisa seja prejudicada por que o SAMU foi atender a um falso chamado. A gente espera que essas informações passadas para eles hoje sejam multiplicadas em suas ruas, casas, outros colegas”, pontua.

Deixe um comentário