Apagão de março foi causado por falha humana, afirma ONS

O apagão do último dia 21 de março no Norte e Nordeste foi causado por falha humana, é o que afirma o Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, a empresa Belo Monte Transmissão de Energia não informou ao Operador que havia estabelecido um limite de segurança no disjuntor.

Dessa forma, houve um excesso de geração de energia elétrica de um lado e a falta do outro, pois o sistema interrompeu a circulação de corrente entre as subestações. “A falha é humana, porque alguém programou o ajuste, e esse ajuste foi um ajuste indevido”, explicou Barata.

Consequências da falha

Quando o disjuntor interrompeu o fluxo entre os dois lados da subestação, toda a energia que chegava da Usina de Belo Monte e deveria seguir para o Nordeste, permaneceu na Região Norte, causando uma geração acima da necessária.

Como consequência, houve um desligamento em cascata que apagou 98% das linhas de transmissão do Nordeste e 86% do Norte. Ainda segundo o ONS, o problema que originou o blecaute já foi solucionado, pois a Subestação de Xingu passou a ter dois disjuntores desde o fim de semana posterior ao apagão.

Deixe um comentário