Arcoverde recebe mutirão de atendimentos voltado para doenças neuromusculares

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade à mobilização de assistência a pacientes com doenças neuromusculares, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) junta-se novamente ao Projeto InterAÇÃO, organizado pela Associação dos Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares (Donem), e realiza a 2ª etapa do mutirão de atendimentos para casos suspeitos e confirmados. Desta vez, a iniciativa, que também contará com circuito de palestras para profissionais da área da saúde, acontecerá na próxima sexta-feira (17) e sábado (18), em Arcoverde (PE). Os interessados em participar, tanto do mutirão como das palestras, devem se inscrever previamente.

Os atendimentos e avaliações acontecerão na sexta, das 8h às 15h, na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Arcoverde. A expectativa é atender cerca de 25 pacientes, com assistência em fisioterapia motora, respiratória, terapia ocupacional, além de apoio jurídico e psicológico. “Além de buscar aumentar a visibilidade das doenças neuromusculares na sociedade, o principal objetivo do projeto InterAÇÃO é minimizar os problemas que os pacientes enfrentam por causa da distância entre a capital e o interior do Estado”, reforça a coordenadora da Donem, Suhellen Oliveira. O paciente interessado em ser avaliado no mutirão deve agendar seu atendimento pelo número (81) 9.9898.2889.

Em caso de diagnóstico fechado nas avaliações do mutirão, o paciente será inserido na rede estadual de assistência. “O paciente que tiver a suspeita para alguma doença neuromuscular confirmada, passará a ser acompanhado na própria UPAE e, quando necessário, será encaminhado para outros serviços na rede estadual de saúde”, explica a coordenadora do Núcleo de Atenção às Famílias de Crianças com Microcefalia da SES, Laura Patriota.

Já no sábado, das 8h às 18h, profissionais e estudantes assistirão, no auditório do Centro de Reabilitação Mens Sana, o circuito de palestras interativas com temas diversos sobre doenças neuromusculares. Entre os assuntos confirmados na programação estão o debate sobre princípios de reabilitação motora, complicações ortopédicas e cuidados respiratórios. Os interessados podem se inscrever no evento pela internet.

Além da SES, a Donem conta com o apoio de diversas Alianças e Associações de doenças raras e neuromusculares para o Projeto InterAÇÃO, que também passará, até o fim do ano, pelos municípios de Petrolina, Salgueiro e Recife.

Deixe um comentário