Artistas da dança se reúnem em Petrolina

Encontro integra programação da mostra de 10 anos da Qualquer Um dos 2 Companhia de dança

Três agrupamentos de dança do Vale do São Francisco se reuniram na noite de segunda (10),  no Jardim da Galeria de Arte Ana das Carrancas, para uma conversa sobre a resistência dos profissionais da linguagem na região. A ação é proposta pela Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança em sua mostra de 10 anos de grupo, tendo como convidados a Cia. Balançarte e o Coletivo Trippé.

O encontro iniciou com o lançamento do filme “ESTE NÃO É UM DOCUMENTÁRIO QUALQUER: 10 anos de (r)Existência da Qualquer um dos 2 Cia. de Dança”, que discute sobre os 10 anos da companhia organizadora do projeto. “A concepção do documentário partiu da ideia de construir uma memória dos trabalhos realizados pela cia, mas não apenas de modo a fazer um registro dos espetáculos já montados, mas propor que através deles a gente possa rever nossa história e fazer projeções para o futuro”, comenta o bailarino e produtor André Vitor Brandão.

Em abril, mês que se comemora o Dia Internacional da Dança (29), os grupos falaram sobre a realidade da produção local. Foi identificado que é preciso criar uma articulação melhor entre os grupos, pensando em estratégias coletivas para a dança local, também se comentou sobre a escassez de público nas temporadas produzidas de forma independente e também discutir a representatividade desses agrupamentos no circuito nacional da Dança. “Acho que a mesa serviu para pensarmos o quanto ainda temos a fazer em relação a nos posicionarmos politicamente sobre a linguagem da dança na cidade, assim como, trabalharmos de forma mais sistêmica promovendo laços e intercâmbios entre os grupos de dança da cidade”, pontua Brandão.

A programação continua nesta quarta-feira (12), às 20h, o bailarino Pedro Lacerda sob no palco para dançar o solo Humano, às 20h.  Toda a programação acontece com a estratégia “pague quanto quiser”, onde o público decide o valor do ingresso. A realização é da Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança, contando com apoio cultural do Sesc Petrolina, da Virabólica Comunicação e da Abajur Soluções.

Deixe um comentário