Auxiliares de serviços gerais das escolas estaduais de Pernambuco cobram pagamento de salário e iniciam paralisação no Sertão

Grupo iniciou paralisação nessa quinta-feira, 21, em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

2019 vai chegando ao fim, mas os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados do Sertão continuam na luta para receber seus salários em dia. Nessa quinta-feira (21), as auxiliares de serviços gerais contratadas pela empresa Soluções para atuar nas escolas estaduais de Pernambuco iniciaram uma paralisação.

O grupo cobra o pagamento do salário de outubro, que está há mais de 15 dias em atraso. O 13º segue sem previsão de ser pago e as funcionárias então resolveram cruzar os braços. “Estamos falando com a secretaria de Educação e com a empresa Soluções, mas não deram nenhuma solução ainda. Fizemos uma assembleia há três dias, passamos o prazo até ontem para pagar e se não houvesse o pagamento, seria feita a paralisação. Ninguém resolveu e fizemos a paralisação”, explicou o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Condomínios do Sertão Pernambucano (Siemaco), João Soares.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A maior preocupação da categoria é passar o ano sem dinheiro. A paralisação não é exclusiva de Petrolina, como afirma João Soares: “Nós temos seis GRE, como as de Salgueiro, Araripina, Serra Talhada, Petrolina. Vamos sentar com o Ministério do Trabalho para chamar a empresa e o Estado. Imaginávamos que hoje eles nos pagavam, mas não pagaram”.

Tatiane é uma das funcionárias que aderiu à paralisação e fez um desabafo. “São quase 15 dias de atraso, a empresa sempre atrasando. A gente tem conta, manda esperar e a gente não pode. A gente trabalha para receber, a gente não trabalha voluntário ao Estado. A gente tem o compromisso de limpar, por que eles não têm o compromisso de pagar a gente em dias?”, questionou.

Ela e as colegas de profissão querem apenas uma coisa: “O compromisso da empresa, de no 5º dia útil pagar a gente. A empresa disse que o dinheiro repassado pelo Estado era pouco. Hoje é dia 21, nada de salário“.

O Blog está em contato com o Governo de Pernambuco e a empresa Soluções, para saber se há uma previsão de pagamento do salário referente ao mês de outubro, como também do 13º terceiro.

Um Comentário

Deixe um comentário