Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco

(Foto: Ilustração)

A partir desse sábado (10) boletos vencidos já poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente bancário. A medida faz parte das mudanças promovidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que desenvolveu uma Nova Plataforma de Cobrança (NPC).

Com a plataforma a Febraban busca dar mais praticidade aos clientes e tornar o procedimento de pagamento de boletos mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos. Desde 2016, a medida vem incorporando à base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Segundo a Febraban, da mesma forma que nas fases anteriores, se os boletos não estiverem cadastrados na base do novo sistema, os bancos irão recusá-los. Se isso ocorrer, o pagador deve procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito ou solicitar o cadastramento do título.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta