Bolsonaro liga para presidente da Caixa explicar declaração sobre empréstimos ao Nordeste

(Foto: Internet)

Nessa sexta-feira (02), o presidente da República, Jair Bolsonaro, contestou reportagens sobre o baixo número de empréstimos a Estados e municípios do Nordeste através da Caixa Econômica Federal (CEF). Para Bolsonaro, as prefeituras da região são as mais inadimplentes do País. “Houve um equívoco nessa informação. As prefeituras do Nordeste são as mais inadimplentes e a Caixa precisa de garantias para poder emprestar”, disse.

Questionado sobre a reportagem, o chefe do Executivo Nacional ligou para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e colocou no viva-voz para que os jornalistas que o aguardavam na saída do Palácio da Alvorada pudessem ouvir a explicação. Guimarães respondeu que “não existe nenhuma indicação para não favorecer uma região ou outra”.

“Este ano liberamos muito mais dinheiro para a Região Nordeste. O que acontece é que você tem uma série de esteiras de análise. Neste momento, estamos analisando inclusive para o Estado da Paraíba e para o município de São Luís (MA)”, afirmou.

O presidente da Caixa afirmou ainda não reconhecer o dado de 2,2% de empréstimos à região como mostrou reportagem do Broadcast na quinta-feira, 1º de agosto, e do jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta. “Esse dado não é algo que reconhecemos. Simplesmente pegaram um dado específico, mas vai ser normalizado Mas se é 20%, 15%, essa é uma análise técnica. É matemática”, disse.

Deixe um comentário