Brasil e EUA reconhecem Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela se declara presidente interino do país. (Foto: Federico Parra)

Durante manifestações de opositores ao governo de Nicolás Maduro em Caracas, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, se declarou nesta quarta-feira (23) presidente interino do país. A ação foi reconhecida pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, entre outros.

“Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, a Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela. Para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres”, disse Guaidó diante dos manifestante, com a Constituição em mãos.

Na prática, isso significa que a Assembleia assumirá como “juridicamente ineficaz” a Presidência exercida por Maduro. Além disso, os atos do Poder Executivo venezuelano ficam anulados, segundo a agência de notícias EFE. Ainda de acordo com a EFE, A declaração de Guaidó abre possibilidade para que funcionários, policiais e integrantes das Forças Armadas tenham respaldo legal para desobedecer o regime de Maduro.

Em nota, o Itamaraty informou que “o Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela”, e disse ainda que “apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem” ao país vizinho.

Por meio de um comunicado, Donald Trump disse que usaria “todo o peso do poder econômico e diplomático dos Estados Unidos para pressionar pela restauração da democracia venezuelana” e encorajou outros governos do hemisfério ocidental a também reconhecer Guaidó.

Com informações do G1

Deixe um comentário