Campanha de Vacinação Antirrábica Animal têm início em Juazeiro

Durante a campanha, o Núcleo de Combates a Endemias estará aberto aos sábados no horário de 08h às 12h.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que objetiva prevenir a ocorrência de casos de transmissão da raiva do animal para o homem, já foi iniciada em Juazeiro (BA).

Inicialmente o município dispõe de 12 mil doses para realizar a vacinação. A Secretaria informa que todos os animais, de estimação ou de rua, precisam ser vacinados uma vez que a doença é transmissível ao ser humano através da mordida do animal infectado que pode até levar a óbito.

A Sesau convida os donos de animais de estimação residentes na área central a levá-los à sede do Núcleo de Combate às Endemias, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 06, no Centro de Juazeiro.

A vacinação nos bairros da cidade está acontecendo nas associações de moradores e na zona rural, a vacinação acontecerá a domicílio.  O horário de vacinação é de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a meta é vacinar cerca de 40 mil animais. “O principal objetivo da campanha é eliminar os casos de raiva humana que são oriundos da doença em cães e gatos. Este ano montamos um ponto fixo para que os donos possam levar seus animais e lembramos ainda da importância de levar mordaça (focinheira) para cães e os gatos devem ser levados na gateira ou em sacos de linho para evitar estresse ao animal e incidentes com o mesmo”.

Tatiane ressalta ainda a importância de levar a carteira de vacinação do animal e, caso não possua, o setor de endemias da Sesau estará disponibilizando para que haja o acompanhamento vacinal.

Durante a campanha, o Núcleo de Combates a Endemias estará aberto aos sábados no horário de 08h às 12h como medida alternativa para os responsáveis por animais de estimação.

Animais agressivos, mudança de comportamento, animais rodando em círculos, aversão à luz e baba com presença de espuma. Ao ser detectado um ou mais dos sintomas apontados é importante o contato com a Vigilância Epidemiológica através do telefone (74) 3611 2928 para que uma equipe faça o recolhimento e tome as medidas cabíveis.

Deixe um comentário