Campeonato Brasileiro ganha duas novas vagas para Libertadores; Copa do Nordeste não é lembrada pela CBF

(Foto: Internet)

A Copa do Nordeste, que hoje é uma das principais competições do país, não foi lembrada pela Confederação. (Foto: Internet)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, por meio da sua conta oficial no Twitter, que o Brasil conseguiu duas novas vagas para a Taça Libertadores em 2017 e nos anos seguintes. De acordo com a publicação, após uma reunião em Bogotá, na Colômbia, as duas vagas foram destinadas para o quinto e sexto colocado do Campeonato Brasileiro.

0002050185156_imgA Copa do Nordeste, que hoje é uma das principais competições do país, não foi lembrada pela Confederação. A título de comparação, a final da Copa do Nordeste em 2015, disputada entre Ceará e Bahia, levou 63.399 torcedores pagantes, enquanto a decisão da Copa do Brasil entre Palmeiras e Santos levou apenas 39.660 torcedores ao estádio do Palmeiras. Ceará, Bahia e Santa Cruz tiveram, em 2015, uma média de público superior a de times como Fluminense, Vasco e Botafogo. Uma vaga da Libertadores para o vencedor da competição seria mais um motivo para o sucesso da Copa do Nordeste.

Espera-se que o Campeonato Brasileiro não sirva mais de indicador de desempenho dos times nacionais, como acontece nas ligas europeias, já que times com uma pontuação média têm a possibilidade de se classificar para competição mais importante da América do Sul. Esse fato é possível perceber quando se compara a pontuação média das equipes que ficaram na sexta colocação no brasileirão de 2010 até 2015, que é de 59 pontos. Para se classificar com apenas quatro vagas as equipes precisavam alcançar, levando em conta o mesmo período, uma média de aproximadamente 64 pontos.

Portanto, faltou bom senso à Confederação na distribuição das duas novas vagas para a Taça Libertadores da América, deixando de acrescentar mais emoção a uma das maiores competições do país, como é a Copa do Nordeste, e que, ao contrário, tira um pouco da emoção do Campeonato Brasileiro, já que times com campanhas medíocres poderão conseguir a classificação para a Libertadores.

Um Comentário

  • Tiago

    3 de outubro de 2016 at 12:54

    O futebol nordestino é muito fraco. Até que produz bons jogadores para jogar no sul do país. Discordo totalmente da matéria pois com o G6 será perfeitamente possível um time nordestino se classificar para libertadores embora ultimamente os nordestinos vêm brigando para não cair.

    Responder

Deixe um comentário