Casa Nova: Distrito de Santana do Sobrado mantem tradição e festa dos caretas continua atraindo cada vez mais público

(Foto: ASCOM)

A Festa dos Caretas de Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova (BA), começou a ser realizada na Santana antiga, que foi coberta pelas águas do lago da barragem de Sobradinho. A tradição sobreviveu a inundação, atravessou gerações e continua sendo realizada com muito sucesso durante o sábado de aleluia e o domingo de páscoa.

Ainda que poucos saibam da origem e do sentido da festa, a participação se estende a pessoas de todos os bairros de Santana e moradores da sede de Casa Nova e de outros distritos.

“É uma diversão alegre, um exercício de liberdade”, teoriza Helen Janicleide Souza, irreconhecível dentro de uma fantasia vermelha, aterrorizante, morando em Petrolina, mas nascida em Santana, ela volta sempre a cada ano para participar com os caretas, correr nas ruas, perseguir a meninada e pedir “um real” a todos que encontra pela frente.

Wallison Torres, empresário, irmão do prefeito Wilker Torres, nunca deixou de participar da festa, “Não tem nada de política, nem de interesse. Participo desde sempre.  Essa festa começa no nascer do sol da Aleluia e é preparação da queima do Judas no Domingo de Páscoa. Discorre, com didatismo de quem se considera um estudioso das tradições culturais de Casa Nova, Inundada a Velha Santana a tradição se manteve e João Nogueira tomou a frente da festa e hoje o que vemos são milhares de pessoas nas ruas, centenas de caretas, grupos disputando quem faz a fantasia mais caprichada”, afirmou Wallison.

A Festa se encerrava com a queima do Judas, sempre uma pessoa em quem pesasse acusação de traidor ou conduta duvidosa. Com o apoio da prefeitura a festa ganhou em grandiosidade, com palco e bandas na praça e a vinda de centenas de pessoas da sede, de outros distritos e diferentes cidades.

Deixe um comentário