Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CDL Petrolina presta homenagem pelo dia do comerciante

(Foto: ASCOM)

Comprar, vender, exportar, importar, comercializar. O comércio está em toda parte, e quem desempenha esse respeitável papel social é o comerciante que acreditamos ser uma ponte de ligação entre o produtor e o consumidor.

Considerado uma das atividades mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país, por isso, é comemorado anualmente em 16 de julho no Brasil, o Dia do Comerciante.

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. O Visconde foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

No dicionário, o comerciante recebe adjetivo e substantivo de dois gêneros, representando “aquele que tem no comércio sua profissão habitual” e por extensão “diz-se de o indivíduo que tem o sentido ou o dom do comércio”.

Nesta data, o reconhecimento da CDL Petrolina é destinado aos comerciantes, que são o suporte necessário para que as empresas possam empreender e fazer a economia do município girar. Por isso, vamos conhecer a história de dois comerciantes que representam o esforço e dedicação de milhares de homens e mulheres que abastecem a economia local.

Há pouco mais de 30 anos, Marlúcia Menezes abria seu primeiro empreendimento em Petrolina, uma loja de confecções que nasceu em uma banca de feira em Belém do São Francisco. Ansiedade e desejo pelo sucesso fazia parte da vida da comerciante que batizou a sua loja com o nome de Aky Modas. A empresária conta que como todo início, nada foi fácil, mas que ela precisava insistir no sucesso da sua empresa.

Atualmente a Aky Modas é considerada uma mini rede de moda que vende além de vestuário, acessórios de diferentes marcas. A rede conta com duas lojas em Petrolina, no centro e no River Shopping. Além de lojas em Juazeiro-BA, Casa Nova-BA e Lagoa Grande-PE. A empresa já foi responsável por empregar mais de 25 pessoas.

“Mesmo diante das barreiras econômicas, continuamos trabalhando firmes, buscando sempre oportunidades de conhecimento para garantir o crescimento da empresa. E o mais importante buscando fidelizar o relacionamento com os nossos clientes”, finalizou a empresária.

Saindo do Centro, vamos até os bairros da cidade aonde existem comerciantes que também dedicam suas vidas pelo seu negócio. Raimundo Marques de Melo é proprietário da Marquinhos Confecções que fica localizada no bairro João de Deus.

Raimundo iniciou o seu negócio há 18 anos como autônomo, ele conta que na época as dificuldades financeiras eram grandes, principalmente para pagar o aluguel do seu ponto comercial. Em 2005 os resultados apareceram e ele conseguiu construir seu próprio prédio e abriu legalmente a sua empresa.

Sem funcionários, somente ele e a sua esposa, o comerciante começou aos poucos, insistindo no sucesso da sua empresa. Atualmente a Marquinhos Confecções além de ser uma referência para o seu bairro, possibilitando comodidade aos clientes, que não podem se dirigir ao centro da cidade, também já conseguiu contratar funcionários, gerando renda para essas famílias.

Para o Presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar, essas histórias mostram que o comércio de Petrolina é imenso e com diferentes visões de empreendimentos, nos ensinando que vender não é uma tarefa fácil. “Neste dia queremos lembrar que todo o seu esforço e dedicação, faz parte da sua contribuição para gerar crescimento econômico ao nosso país”, disse.

A CDL Petrolina parabeniza você que empreende e exerce a arte de vender. Hoje, o presente é seu, parabéns ao dia do comerciante.

Deixe uma resposta