Com mais vagas, IFPE inicia período de inscrições para vestibular 2020 nesta segunda

As inscrições para para o vestibular 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começam nesta segunda-feira (14). Ao todo, serão ofertadas 4.715 vagas para 62 cursos de níveis médio, técnico e superior em 16 campi. O edital de seleção já está disponível no site da Comissão de Vestibular. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro e a lista dos aprovados está prevista para 9 de janeiro do próximo ano.

Os interessados têm até 13 de novembro para se inscreverem exclusivamente pela internet. Após o preenchimento do formulário no site, o candidato deve gerar o boleto para pagamento da taxa, que custa R$ 30 para o ensino técnico e R$ 55 para ensino superior. Alunos de baixa renda ou a partir de 50 anos de idade terão direito à isenção.

Do total de vagas, 2.237 são para os cursos exclusivamente técnicos; 1.319, para os técnicos integrados, que incluem ensino médio; 75 para o Proeja (Programa de Jovens e Adultos); e 1084, para o nível superior. A oferta aumentou em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 4.538 vagas.

Entre as novidades deste ano, está a inclusão de seis novos cursos superiores: gastronomia e engenharia ambiental no campus do Cabo de Santo Agostinho; engenharia civil em Afogados da Ingazeira; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas em Jaboatão; administração e sistemas para internet, em Igarassu. Além disso, o campus Ipojuca contará com técnicos integrados em mecânica e em segurança do trabalho, enquanto Palmares passa a ter o técnico em informática para internet.

Isenção

Podem requerer a isenção da taxa de inscrição os candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e participantes do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também é beneficiado quem tenha cursado todo o ensino fundamental ou médio em escola pública ou como bolsista de colégio particular. Além disso, podem solicitar isenção pessoas a partir de 50 anos e moradores de comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, ciganos, marisqueiros e pescadores, entre outras categorias, que tenham estudado em instituição pública. O prazo para solicitação vai de 14 a 24 de outubro pelo site do CVest.

Com informações da Folha de Pernambuco

Deixe um comentário