Comércio de Juazeiro funciona nesta quinta-feira (31)

Lojas da Travessa da Maravilha. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ao contrário do que muita gente pensa o dia de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, não é feriado nacional e sim ponto facultativo. Os municípios e estados podem criar leis próprias, se preferirem, para torná-lo feriado em seus territórios ou simplesmente decretar ponto facultativo. Em Petrolina (PE) é feriado municipal, mas em Juazeiro (BA) é ponto facultativo e por isso muitos comerciantes resolveram abrir as lojas nesta quinta-feira (31), na cidade baiana.

No centro da cidade e na travessa da Maravilha várias lojas estão funcionando normalmente. Alguns comerciantes não vão dar intervalo para o almoço e fecham as portas às 14h. Segundo Éliton Souza, gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), não houve orientação da entidade para que os lojistas aderissem ao funcionamento.

“Eu estou preparando um material aqui com a diretoria sobre isso, para entrar num entendimento com a própria prefeitura e com os sindicatos. Por que Petrolina hoje é feriado e a gente sabe que Corpus Christi já virou uma tradição aqui na região, então é uma forçação de barra a gente tentar abrir num dia em que não só o lojista não deseja, mas também o próprio consumidor não vem para o comércio. E a gente termina num dia extremamente esvaziado”, disse Éliton.

O gerente da CDL informou ainda que esperava um posicionamento dos sindicato patronal e dos comerciários, para chegarem a um entendimento sobre o fechamento do comércio no dia de hoje, já que não existe nenhum tipo de decreto ou acordo sobre isso, mas as entidades sindicais não se posicionaram.

“No ano passado o sindicato patronal e o sindicato dos comerciários se uniram e transferiram o dia de hoje para o final do ano, para um domingo específico perto do natal. Este ano lamentavelmente eles não fizeram nenhum acordo. Então a CDL apenas informou que em função da ausência de entendimento, de acordos e de decreto municipal, o comércio seria normal hoje, já que não havia nada legalmente falando, que determinasse o fechamento”, explicou Éliton Souza.

Embora algumas lojas estejam abertas, bancos e repartições públicas não estão funcionando nesta quinta-feira, em Juazeiro.

Deixe um comentário