Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Confira as orientações da Justiça Eleitoral para as eleições de hoje (7)

(Foto: Ilustração)

Chegou o dia do eleitor petrolinense ir às urnas para eleger seus representantes a nível estadual e federal pelos próximos quatro anos. Serão 625 seções de votação divididas em três zonas eleitorais que funcionarão das 8h às 17h desse domingo (7) e o Blog Waldiney Passos preparou um guia com orientações para ter um pleito tranquilo.

Documentos

Em Petrolina o sistema de votação é biométrico e para votar basta apresentar o título de eleitor e um documento com foto. A novidade desse ano é o e-título, aplicativo da Justiça Eleitoral. “Alguns locais foram alterados com a implantação do sistema biométrico e para evitar problemas, o eleitor pode consultar no e-título o local de votação atualizado”, explica o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPE), Tilemon Gonçalves.

LEIA TAMBÉM:

Esquema de segurança nas eleições não afetará policiamento no final de semana, afirma polícia

Lei Seca

Esse ano não haverá Lei Seca e os bares e restaurantes poderão funcionar durante a votação. Para evitar transtornos durante a votação, o promotor recomenda votar nas primeiras horas do dia. Quem estiver bêbado e for flagrado atrapalhando a votação dos outros pode ser preso.

“Por não haver a Lei Seca essa no a recomendação é votar mais cedo, para depois aproveitar a festa, porque não será permitida a perturbação eleitoral que se configura crime”, comenta.

Manifestação individual

O eleitor poderá ir à seção com camisa do candidato desde de que não tenha sido o candidato ou partido que confeccionou. Também está permitida a manifestação individual e silenciosa do cidadão, mas boca de urna não pode.

Santinhos e alto-falante

A legislação eleitoral desse ano está mais rígida em relação à distribuição de santinhos e fica configurado crime eleitoral depositar os papeis nos locais de votação. Também estão proibidas a utilização de carros de som, alto-falantes e comícios e carreatas no dia da votação.

“Tivemos casos de acidentes graves por causa dos santinhos espalhados nas ruas e a gente espera a colaboração dos partidos e dos eleitores”, afirma o promotor Tilemon Gonçalves.

Uso do celular e “cola”

O eleitor pode ir à seção com o celular, porém não está liberado o acesso à urna com o objeto, nem selfies durante a votação. Levar uma cola com os números dos candidatos é permitido pela Justiça Eleitoral, desde que em papel. Se a cola estiver no celular o eleitor não tem autorização para ir à urna.

Resultados

Segundo a previsão do promotor, o resultado da votação em Petrolina deve ser concluído entre 20h e 21h, devido à distância de algumas seções de votação no interior. O eleitor pode acompanhar em tempo real a apuração no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo aplicativo Eleições 2018.

Deixe uma resposta