Confira dicas do Detran-PE para transporte regular de animais

Saiba como transportar seu bichinho com segurança. (Foto: Internet/Ilustração)

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) resolveu esclarecer quais cuidados são necessários para que animais de estimação sejam transportados regularmente em passeios ou viagens de carro. Os donos dos animais devem se atentar a normas de trânsito para manter a segurança dos bichos e dos demais passageiros.

Segundo estudo realizado pela Sociedade União Infantil Protetora dos Animais, hipoteticamente se um carro a 50 km/h se choca em outro veículo com um cachorro de 10 kg no banco de trás, que está sendo transportado sem os devidos cuidados, o animal é jogado para frente com um impacto que equivale a 4 mil kg.

Que cuidados especiais devemos ter com os cães?

Para os cachorros, em viagens longas, o recomendável é levar uma caixa de transporte. Já para passeios rápidos é necessário utilizar o cinto peitoral que fica preso ao cinto de segurança do carro e não machuca o animal.

Já sobre o transporte de gatos – que se assustam mais facilmente – é correto transportar apenas em caixas de transporte. Peixes devem viajar somente em sacos plásticos e pássaros em gaiolas. As caixas devem ser adquiridas de acordo com o tamanho e peso dos animais. Essas informações precisam ser consultadas junto ao fabricante ou vendedor para que se faça o uso adequado e seguro.

Sobre as penalidades

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 235, carregar animais nas partes externas do veículo é considerada infração grave. Além de somar 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor paga multa de R$195,23, e pode ter o carro retido como medida administrativa até que se regularize a situação. Já conforme o artigo 252 do CTB, o condutor flagrado dirigindo com animais à sua esquerda, entre os braços ou pernas, é punido com 4 pontos na CNH. A infração é média e a multa tem o valor de R$130,16.

Deixe um comentário