Conta de energia deve ter reajuste acima de 10% em 2018, afirma Aneel

(Foto: Ilustração)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê um reajuste médio nas contas de energia acima de 10% nesse ano. Segundo a Agência, em algumas residências a tarifa deve superar 20%.

Segundo a Aneel, o reajuste se deve pela falta de chuvas, o que ocasionou o acionamento das usinas térmicas e também, aos subsídios embutidos na conta de luz e erros de planejamento da Agência.

De acordo com Romeu Rufino, presidente da agência, os aumentos da conta de energia devem ter comportamento semelhante aos autorizados para os clientes fluminenses da Light e Enel Rio.

Nesta semana, a Aneel autorizou um aumento tarifário médio de 10,36% nas tarifas da Light, que atende a cidade do Rio e outros 30 municípios do Estado. Na Enel Rio, que fornece energia para Niterói e outras 66 cidades fluminenses, a alta, em média, foi de 21,04%.

Os reajustes anuais devem ser da ordem de 10%, mas para estados atendidos pelo grupo de empresas que vão passar por revisão tarifária, a alta deve ser de cerca de 20%. É o caso da Cemig (Minas), RGE Sul (Rio Grande do Sul) e Energisa (em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), entre outras.

Deixe um comentário