Copa do Mundo 2018 terá uso de árbitro de vídeo, confirma Fifa

(Foto: Divulgação/Fifa)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) confirmou nessa sexta-feira (16) que o Mundial da Rússia será o primeiro na história a contar com o auxílio do árbitro de vídeo (em inglês Video Assistant Referee ou VAR). O VAR já havia sido autorizado pela International Board, no último dia 3 e faltava apenas a confirmação do Conselho da Fifa.

O recurso começou a ser utilizado pela Fifa em setembro de 2016, sendo usado no Mundial de Clubes daquele ano, depois na Copa das Confederações do ano passado.

“Sem o VAR, o árbitro comete um erro grave a cada três jogos. Com o VAR, comete um erro importante a cada 19 jogos. Isso é um fato. Fala-se também do que tempo que se perde. Talvez se fale de maneira muito emocional. Uma análise clara: se perde 1 minuto por jogo para corrigir uma decisão claramente errada. Com os laterais, hoje, em cada partida, se perde 7 minutos. E um lateral não decide nada. Uma decisão do VAR muda um jogo”, explicou Infantino.

O VAR somente poderá ser utilizado em quatro ocasiões: situações de gol, marcação de pênaltis, cartões vermelhos e confusão da identidade de jogadores. Campeonatos como o Alemão começaram a utilizar o recurso nesse ano. No Brasil, os clubes optaram por não adotar a medida, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repassaria os custos aos times.

Deixe um comentário