Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CPRN divulga balanço de 2018; índice de homicídios em Juazeiro tem redução de 35,3%

(Foto: ASCOM)

O desempenho dos policiais militares que compõem a Região Norte da Bahia (RISP NORTE) tem contribuído para a redução dos índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no segundo semestre do ano de 2018. Só em novembro de 2018, Juazeiro (BA) obteve uma redução de 66% em comparação ao mesmo período do ano anterior (NOV/2017), sendo este percentual o maior em redução nos últimos cinco anos.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Comando de Policiamento da Região Norte, em reconhecimento aos esforços dos policiais militares será pago o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), ferramenta de valorização aos profissionais de segurança pública, onde estes atuam de forma incessante para promover mais segurança para a comunidade da Região Norte da Bahia.

A RISP NORTE tendo em sua competência 53 cidades, é subdividida em quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), o quem vem possibilitando um trabalho mais direcionado, contribuindo para uma redução real dos índices de criminalidade. O policiamento ostensivo se torna imprescindível para a redução dos crimes. Em Paulo Afonso (BA) (20º BPM/AISP 47) as abordagens tiveram um aumento de 75,6%, isso mostra o trabalho preventivo que vem sendo feito. Em Campo Formoso (BA) (54ª CIPM/AISP 53) as prisões em flagrante obtiveram um aumento de 41%. Já a 76ª CIPM em Juazeiro (BA) (AISP 46) alcançou um percentual de 55,9%, contribuindo também com a retirada de armas de fogo de circulação, totalizando um aumento 34,8% nas apreensões.

A importância de se fazer uma análise dos índices está em conformidade com os novos métodos usados pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), onde se é feito um estudo da mancha criminal através do Núcleo de Inteligência (NI) e do Centro Operacional de Planejamento e Decisões Estratégicas (CPODE), direcionando o policiamento de forma mais eficaz.

Os números alcançados demostram o quanto tem sido importante se fazer esse estudo, já que a RISP NORTE reduziu em 26,1%, o que se soma ao resultado obtido na AISP 46 com redução de 38,8%, da qual a cidade de Juazeiro faz parte trazendo uma redução de 35,3% nos índices de CVLIs da região.

De acordo com a Polícia Militar, as metas do CPRN não se reduzem em simples contabilização de números, mas têm embasamento no princípio que quanto maior for o aumento das ações policiais, maior será a redução dos números de criminalidade, e assim maior será o aumento da segurança e paz social.

Deixe uma resposta