Crimes violentos têm aumento no Interior, mas Petrolina apresenta redução

(Foto: Reprodução/Governo de PE)

O levantamento mensal da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco sobre o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no estado, em fevereiro, apresentou uma redução. Segundo a SDS, se comparado ao mesmo período de 2017, houve uma queda de 16,13%, com 80 mortes a menos que em 2017.

Os dados da SDS foram apresentados na quinta-feira (15). De acordo com a Secretaria, os principais motivos para os homicídios em Pernambuco ainda são as atividades criminais, como tráfico de drogas e acertos de conta. Juntos, eles correspondem a 75% dos casos notificados nesse mês.

Regiões

Na capital houve uma queda de 58 para 55 homicídios, em 2018. A redução também foi percebida na Região Metropolitana, onde no primeiro mês desse ano foram contabilizados 161 CVLIs e em fevereiro, 112.

O Interior do estado houve um aumento, passando de 232 em janeiro, para 249 em fevereiro. Apesar do crescimento, Petrolina, a maior cidade do Sertão, teve queda no registro dos crimes. Em janeiro foram contabilizados 21 CVLIs e em fevereiro, 10 os crimes.

Cidades como Araripina (4), Lagoa Grande (2), Petrolândia (1) e Orocó (2) colaboraram para o aumento dos crimes violentos no interior. Esses quatro municípios registraram mais casos em fevereiro do que no primeiro mês de 2018. Segundo a SDS, o Interior foi a única região até o momento a registrar 4 feminicídios no ano.

Deixe um comentário