Eleição para presidência do Senado Federal acontece nesta quarta

(Foto: Agência Senado)

A eleição para a escolha do novo presidente do Senado Federal acontece nesta quarta-feira (1º) durante reunião preparatória, que acontecerá no Plenário da Casa, marcada para as 16h. O atual presidente, Renan Calheiros, será responsável por comandar o pleito.

Os candidatos ao cargo de presidente devem se apresentar previamente ou apenas no momento da sessão. As candidaturas podem ser formalizadas por ofício encaminhado à Mesa antes da sessão, manifestação oral antes da votação, indicação de bancada ou de forma avulsa, por um senador independente.

Em caso de candidatura única, a votação, secreta, se dá no painel eletrônico do Senado. Para disputas com mais de um candidato há duas opções: utilizar a urna eletrônica, como ocorre nas comissões da Casa; ou cédulas de papel, com os nomes de todos os postulantes à vaga.

Neste caso, cada senador recebe uma cédula de votação, devidamente rubricada pelo presidente, marca seu escolhido e deposita a cédula na urna de votações. Para dar início à eleição é necessária a presença de 41 senadores em Plenário.

Favorito

Apoiado por partidos do governo e até da oposição, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é o favorito para ocupar o cargo de presidente do Senado Federal na eleição que vai acontecer nesta quarta-feira (1º). Com a provável vitória dele, que disputa o pleito com o senador José Medeiros (PSD-MT), o PMDB completará 12 anos seguidos à frente da Casa. O presidente que será eleito nesta quarta-feira ficará no cargo até o início de 2019.

Deixe um comentário