Em recuperação, barragem de Sobradinho alcança 26% da capacidade

(Foto: Reprodução/Internet)

As chuvas no começo desse ano estão ajudando na recuperação da barragem de Sobradinho. Apesar disso, o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), João Henrique Franklin, afirma que o momento ainda é de cautela.

Em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina, nessa quarta-feira (14), João Henrique destacou a recuperação do reservatório, hoje com 26% da sua capacidade.

A recuperação da barragem de Sobradinho é consequência das chuvas na região e também no estado de Minas Gerais. “Hoje o nível do reservatório está em 26% e continua acumulando água, porque a vazão que chega hoje em Sobradinho, que é da ordem e 1600 m³ por segundo é superior a vazão que está saindo, que é de 600 m³”, afirmou.

Mesmo com a recuperação no nível do reservatório, João Henrique ressalta que o momento ainda é de alerta. Isso porque o período chuvoso ficou um pouco abaixo do esperado para o ano.

“Nesse período de chuvas no São Francisco que vai de novembro a maio do ano seguinte, apesar de não ser aquilo do que nós esperávamos, é melhor do que o ciclo passado de tal forma que a situação ainda não pode ser considerada confortável, mas é melhor do que anos anteriores”, disse o diretor de operações.

O diretor de operações da CHESF informou que mesmo em situação de crise hídrica, a Companhia tem capacidade de garantir o abastecimento de energia, por alternativas como a energia eólica e solar, já utilizadas na região.

Deixe um comentário