Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Encontro de Reisados do Sertão do São Francisco acontece nesta sexta-feira em Santa Maria da Boa Vista 

(Imagem: Cartaz/Divulgação)

A cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE) recebe nesta sexta-feira (11) o Festival Viva Reis – Encontro de Reisados do Sertão do São Francisco.  Grupos ligados ao ciclo de Reis participarão da atividade que tem programação diversificada com cortejo, roda de conversa, apresentações culturais. O evento é realizado em parceria com os grupos de Reisados, Ponto de Cultura Nação Coripós, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.

O projeto tem como objetivo fortalecer a tradição dos reisados na região, visto que segundo o inventário dos reisados realizado pelo IPHAN | Fundarpe em 2013|2014 esse é o território com o maior número de grupos dessa manifestação no estado Pernambuco. O encontro possibilitará troca de saberes, e integração entre os grupos a fim de articular políticas e ações de salvaguarda e proteção a essa tradição.

Para a mestra Maria Jacinta de 94 anos, “é uma satisfação fazer esse encontro, receber os grupos de outros lugares, a gente fortalece cada vez mais nossa cultura, pra que não se acabe essas histórias bonitas que os mais velhos passaram pra gente.”

A programação começa às 18h com a concentração na Igreja Matriz, em seguida acontece o Encontro de Mestres dando início as Cortejo de Reis pelas ruas do Sítio Histórico. Às 19h30 tem apresentação de Reisados, Pastoris, Marujada e Banda de Pífano. O evento será encerrado com o show da Banda Xote pras Meninas, previsto para começar às 21h.

Deixe uma resposta