Equipe do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal de Juazeiro toma posse em reunião ordinária

(Foto: ASCOM)

Foi realizada na Casa dos Conselhos em Juazeiro (BA), uma reunião para a posse do presidente do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal – CSIM, que terá como objetivo estabelecer, acompanhar, regular e avaliar a política municipal de Inspeção Sanitária, de acordo com a Lei Orgânica do Município e da Constituição Federal.

“O CSIM tem a finalidade de aconselhar, sugerir e debater assuntos ligados à execução dos serviços de inspeção e de fiscalização sanitária e sobre a criação de regulamentos, normas, portarias e outros. Em sua composição o Conselho conta com representantes da ADEAP, Vigilância Sanitária, ADAB, sociedade civil, consumidores e agricultores”, observou o assessor interinstitucional de articulação da prefeitura, Roosevelt Duarte Mota.

Durante a reunião ordinária foi realizada a nomeação e posse da nova presidente, a médica veterinária da ADEAP, Sheina Campos; e do vice-presidente, o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Pierre Mascarenhas da Silva, bem como dos seus respectivos suplentes. Também foi aprovada por unanimidade a composição da equipe do CSIM que terá um total de 12 conselheiros, sendo 6 titulares e 6 suplentes.

“Será uma honra poder presidir esse Conselho que conta com representantes da sociedade civil e do governo. Juntos, vamos trabalhar para um bem maior que é possibilitar aos pequenos e médios empreendedores de Juazeiro o acesso ao Selo de Inspeção Municipal. Vale ressaltar que o nosso papel enquanto conselho não será punir e sim orientar e educar de forma que os produtos de origem animal e/ou vegetal cheguem ao consumidor dentro dos padrões higiênicos sanitários exigidos pela legislação“, frisou a presidente do CSIM, Sheina Campos.

O CSIM é um dos requisitos exigidos para a criação e gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que certifica com o selo e acompanha a inspeção dos produtos de origem animal e/ou vegetal no município.  “O SIM vai beneficiar os pequenos, médios e grandes empreendedores de Juazeiro que terão acesso ao selo de qualidade expedido por técnicos, agrônomos e veterinários do município de forma menos burocrática e dispendiosa. Isso também representará uma maior segurança para o consumidor, que terá a garantia de adquirir produtos mais saudáveis”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Estiveram presentes na reunião representantes da ADAB, CMDRS, IRPAA, Vigilância Sanitária, ADEAP, dos consumidores através da CONDECON e dos agricultores através dos comitês das associações de Massaroca, Pinhões e Salitre.

Deixe um comentário