Equipe do Hospital Dom Malan de Petrolina participa de treinamento de humanização no atendimento

(Foto: Ascom)

Enfermeiros do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) promoveram nos meses de setembro e outubro um treinamento de humanização no atendimento. A iniciativa contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e é fruto de um projeto de humanização da Coordenação de Enfermagem que implantou há três meses no hospital a Comissão de Apoio ao Paciente.

O treinamento foi composto por duas etapas: produção e exposição de um vídeo educativo e dinâmica “Pele na Pele”. “Tudo começou a partir de uma proposição de Fátima Michelle, que é a coordenadora de enfermagem e elaborou esse novo projeto de humanização do HDM. Então, nós pensamos em algo diferente, lúdico e que realmente tocasse as pessoas. Chegamos nesse formato e a receptividade foi a melhor possível”, ressalta o R2, Lucas Belfort.

De acordo com Lucas tudo foi pensado como forma de envolver a fundo os profissionais. “O que nós fizemos foi mostrar a perspectiva do paciente, de como ele é tratado e de que modo recebe as informações. Detectamos que muitos dos problemas são fruto apenas de uma comunicação ineficiente e estamos buscando melhorar isso”, garante.

“Quando a gente se coloca no lugar do outro começa a desenvolver mais empatia. O que para nós da equipe de saúde pode ser um evento normal, pode causar medo, ansiedade e estranheza em quem não é da área. Então, nós precisamos trabalhar uma linguagem mais simples, direta e pessoal, afinal ninguém gosta de ser chamado de florzinha”, complementa.

A enfermeira gerente do NEP e coordenadora da residência de enfermagem, Rejane Lins, foi uma das apoiadoras e contribuiu com a ideia do “Pele na Pele”. “Há um tempo participei de um treinamento onde os profissionais eram vendados. Achei a ideia interessante e passei para os residentes que desenvolveram brilhantemente. Com essa dinâmica os profissionais conseguiram se sentir ‘cegos’ e desorientados diante de algo que não conheciam. E é bem assim que o paciente chega nos serviços de saúde”, pontuou.

Segundo Fátima Michelle, os resultados do treinamento já estão sendo mensurados. “Estamos fazendo um monitoramento diário com os usuários do serviço e esses dados estão sendo consolidados. Toda semana nós temos uma reunião com essa Comissão de Apoio ao Paciente e analisamos os indicadores, que são repassados às equipes através das gerências. O objetivo é melhorar sempre, inclusive com relação à assistência e ao serviço prestado”, pontua.

Vale ressaltar que o treinamento de humanização também faz parte das práticas do ensino e pesquisa do Dom Malan. “Eles têm realizado um belo trabalho de educação em saúde aqui no hospital e têm contribuído muito com o serviço”, reconhece Angélica Guimarães, diretora do DEP.

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