Estudantes de Nutrição montam Liga Acadêmica com meta de aproximar sociedade da Academia

Ângelo, Amanda e Paulo são membros da Liga Acadêmica (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em busca de uma formação acadêmica diferenciada, os estudantes de Nutrição da Faculdade UNINASSAU, em Petrolina criaram uma Liga Acadêmica, cujo objetivo é trabalhar os pilares fundamentais da educação universitária: ensino, pesquisa e extensão.

A Liga foi criada há cerca de um mês. Em 2020 os alunos têm muitos planos para pôr em prática e para que a programação tenha sucesso, há apoio da instituição com o corpo docente de Nutrição e Psicologia. “Você precisa trabalhar o ensino, pesquisa e extensão. Quando você escolhe um tema, precisa elaborar um plano de ação que englobe os três segmentos. A gente pode promover palestras, eventos científicos e ações, sempre com o tema. Esses profissionais vão sempre estar orientando a gente”, comenta Amanda Sued.

Conciliando estudos com a Liga

Amanda e seus colegas de curso montaram a Liga com um tema definido: Clínica Comportamental, algo inédito na região. 10 estudantes compõem o grupo e estarão a frente do projeto por quatro anos, ou seja, até o final da graduação. Para conciliar estudos com a Liga, foi necessário assumir responsabilidades. “É uma carga para cada um, cada um escolheu um cargo e administrar um setor. É uma forma de preparação [para o mercado de trabalho]“, explica Ângelo Diego.

Por ser a primeira Liga Acadêmica de Nutrição do curso, Paulo Santos não esconde o orgulho em poder desbravar uma caminhada acadêmica diferenciada. “Esse tema que escolhemos é 100% voltado às pessoas É um projeto inovador, não existe aqui. A gente foi ousado, começar um projeto é difícil e você tem que dar a cara a tapa. É um desafio muito importante para nós acadêmicos e os próximos alunos, de ter o projeto já formado”, afirmou.

Metas para 2020

Para 2020 será aberto um processo seletivo aos ligantes os quais tiverem interesse em participar do grupo. Dando um passo de cada vez, os membros têm um desejo: aproximar a academia da sociedade. “Em geral a gente quer muito que os alunos do curso de Nutrição e os profissionais que estão atrelados, possam sair da faculdade e ir para o meio social, agregando para a própria sociedade. O tema escolhido pela Liga é uma abordagem nova, que vai visar não só a parte fisiológica, mas sua relação com o alimento“, destaca Amanda.

 

Deixe um comentário