Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Estudantes do curso de medicina da Univasf lançam projeto de plantio e uso de plantas medicinais

Grupo responsável pelo projeto. (Foto: ASCOM)

Na próxima quinta-feira (13), estudantes do curso de Medicina da Univasf farão o lançamento do projeto ‘Jardim suspenso’ na Unidade Básica de Saúde Dra. Sinhá, no bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina (PE)

O Projeto visa estimular o uso e o plantio de plantas medicinais, e foi elaborado por um grupo de estudantes de Medicina da UNIVASF, através da disciplina chamada “Saúde e Comunidade” que está presente no 1º período do currículo médico.

Para o coordenador da disciplina, professor Aristóteles Cardona Júnior, o projeto é importante por aproximar o aluno a realidade da comunidade. “Procuramos fazer com que nesta disciplina, os estudantes tenham contato com a realidade da rede de saúde de Petrolina já no início do curso. E a melhor forma para isso, ao meu ver, é que tenham contato direto com as necessidades e busquem construir ações que tenham a ver com o SUS. ” Explica o professor.

De acordo com Eliene Cerqueira Marcos, estudante de medicina, e uma das idealizadoras do projeto, o jardim deve permanecer vivo na comunidade, mesmo sem os estudantes. “Nós nos identificamos logo com a população daquele bairro e, a partir do nosso contato inicial, chegamos à conclusão de que este pode ser um projeto que vai permanecer para além do tempo que estivermos lá. Acho que o curso de medicina da Univasf tem que ter esta função também”, declarou a estudante. E reforçou um agradecimento: “agradecemos muito ao Zezinho do Recanto Madre Paulina que nos deu todo o suporte e orientações. Sem ele, não teria sido possível realizar esta ação.”

Durante o lançamento, o grupo explicará os passos iniciais para construção do jardim e quais os cuidados necessários para sua manutenção.

Deixe uma resposta