Estudantes levam livros à comunidade de Petrolina

4

O projeto chega a comunidade com mais de mil livros

Com um acervo de mais de mil livros, alunos do 6º ao 8º ano e do 9º a 3ª série dos ensinos Fundamental e Médio do Plenus Colégio e Curso realizaram uma ação nesta sexta-feira (13) para estimular o gosto pela leitura na comunidade de Cosme e Damião, zona Oeste de Petrolina. Foi a primeira etapa do projeto “Fuscateca: Livros à Mão Cheia“, que deixou emprestado à comunidade muitas obras infantis,  infanto-juvenis e clássicos da literatura brasileira.

Tendo à frente um velho fusca caracterizado de biblioteca ambulante, os alunos saíram de porta em porta conversando com os moradores e conscientizando para a importância da leitura. Segundo o professor e coordenador do projeto, Vlader Nobre os livros emprestados são frutos de doações dos próprios alunos. “A escola fez uma campanha para arrecadar os livros e depois de uma grande adesão estamos distribuindo, em forma de empréstimo, para cinco comunidades, começando pelo bairro Cosme e Damião”, explicou.

Nobre adiantou ainda que após um mês os alunos vão voltar ao bairro para recolher os livros e as impressões dos leitores. Júlia Cesar Lima, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, disse que gostou muito da ação e lembrou os debates realizados durante as reuniões dos Clubes de Leitura. “Estou adorando este projeto, pois permite que a gente compartilhe nossas experiências de leitura com outras pessoas da nossa cidade. É sempre bom dividir opiniões sobre o que lemos”, confessou.

Antes de receberem o livro, os moradores preenchiam uma ficha com informações sobre o exemplar e o endereço. Após isto, o leitor tem 30 dias para devolver a obra. Assim, ela pode passar pelas mãos de outros interessados, como Tainara Lorrane Souza, uma das primeiras moradoras a pegar um conto de fadas. “É muito bom isso [a iniciativa] porque vou poder ler um livro que queria há algum tempo. Achei divertido”, disse a menina. A próxima etapa do projeto Fuscateca: Livros à Mão Cheia será em junho próximo no bairro Quati I.

 

Deixe um comentário