Estudo mundial aponta Petrolina e Juazeiro como cidades do Brasil que apresentam risco extremo de escassez de água

Rio São Francisco (Foto: Arquivo)

Um estudo mundial sobre recursos hídricos, realizado pela ONG World Resources Institute, divulgado hoje (6) pelo telejornal Bom Dia Brasil da TV Globo, aponta quais países estão em risco de escassez de água. Segundo a pesquisa, 17 países são apontados em risco extremamente alto de falta d’água, 12 deles estão no Oriente Médio ou na África.

Apesar de o Brasil não ser um dos países em pior situação, no estudo, as cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Juazeiro do Norte (CE) apresentam risco extremo de estresse hídrico, quando a região tem menos água que o necessário.

As causas apontadas para essa escassez de água são: consumo excessivo, desperdício, crise climática e degradação ambiental (áreas de captação de água).

De acordo com os pesquisadores, uma das soluções mais fáceis, é investir na restauração florestal, para melhorar a qualidade da água que chega aos reservatórios.

Ainda segundo o estudo, em todo o mundo, a escassez de água provoca conflitos, migração, insegurança alimentar e instabilidade financeira.

Um Comentário

  • ARMANDO HENRIQUE BORTOLINI

    7 de agosto de 2019 at 12:00

    Lamentavelmente, dentro de poucos anos, toda o riqueza do Vale do São Francisco estará reduzida a um deserto. Muito se fala e nada se faz. Todos sabemos o que precisa ser feito. Há algum tempo se fala no absurdo projeto para a transposição do Rio Tocantins para o São Francisco. E quando o Tocantins não atender, teremos que fazer a Transposição do Amazonas? E quando o Amazonas se acabar, vamos derreter as geleiras dos Andes? Em abril de 2007, há 12 anos, o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, previa entre os principais efeitos para a América Latina, o derretimento das geleiras dos Andes, com estimativa de desaparecimento dessas geleiras em torno de duas décadas.
    Em 1855, há 164 anos, não se deu ouvidos ao chefe índio Seattle, da tribo dos Suquamish, quando enviou uma carta ao então presidente dos EUA, vaticinado toda a tragédia do progresso “humano”. (www.culturabrasil.org/seattle1.htm)

    Responder

Deixe um comentário