Feira Afro é destaque na programação do Novembro Negro em Santa Maria da Boa Vista

Nesta terça-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra e a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE) preparou uma programação especial para a data. Desde o dia 15 o município tem trabalhado na promoção de discussões sobre o tema, com oficinas temáticas.

No dia do feriado municipal da Consciência Negra a agenda de eventos começa às 6h com toque dos tambores de Palmares. Em seguida haverá a Feira de Artesanato e gastronomia, com participação dos grupos Vozes Negras, Alexandre Voz e Violão, Weligton Olivier (samba) e A voz negra de Sueyla Sol e Damião.

No final da tarde está agendado um ato público e a noite se encerrará com um coquetel afro. A programação do Novembro Negro seguirá até o dia 1º, quando será realizado o concurso Miss Consciência Negra. Confira a seguir a programação completa:

20/11

6 h – OS TAMBORES RESSOAM DE PALMARES A SANTA MARIA DA VISTA

9 h- Início da Feira de artesanato (OLÓJÓ) Feiras, Gastronomia Afro-AJÉUN DÚDÚ.
Quilombos e Grupos de Mulheres Artesãs

Vozes Negras
Alexandre Voz e Violão
Weligton Olivier (samba)
A voz negra de Sueyla Sol e Damião

Espaço ancestral –OXUM MIWÁ- Casa da ancestralidade. Exposição de negras e imagens dos orixás, roupas e indumentárias afros. Rodas de conversas sobre a história e territorialidades negras, Secretaria de Mulheres Terreiros de Matriz Africanas -ECAB

Espaço ERÊ IN AZIZI (Crianças são preciosas) Oficinas de desenhos, pinturas, danças, contação de histórias afro-brasileiras e africanas – NASF

Espaço de saúde da População negra AFYÁ AGUIDÍ (Saúde e bem-estar) Massagens relaxantes, danças afros, capoeira angola, e informações sobre saúde da população negra. Secretaria de Mulheres e Saúde

Espaço EDÁN ONILÉ (Mãe terra) Cuidado aos elementos da natureza terra, Rio São Francisco, matas nativas e agriculturas familiares, orgânicas, agroecologia, sementes crioulas. Embrapa e rede agroecológica

Espaço de KEMET (Literaturas Negras e mulheres) Textos negros sobre as mulheres, juventude negra, Povos de terreiros, quilombos, crianças e adolescentes, saúde da população negra, negro e mídia, mercado de trabalho, Secretaria de Mulheres.

Espaço EWÉ (Folhas sagradas) Garrafadas, xaropes, chás, pomadas, rezas.

Espaço OBIRIN DÚDÚ (Mulheres negras) Lei Maria da Penha, feminícidio, ouvidoria de mulher mulheres da terceira idade. Secretaria Executiva de Mulheres do Governo do Estado- Casa dos idosas e idosos

Espaço Azomé- Acolhimento CRAS, CREAS

Espaço ORÉ (Juventude) Juventude e cultura, hip-hop, danças, teatro, protagonismo juvenil, Grupo Hip-Hop- casa da juventude

17 h- Concentração para o Ato público negro. Falas de autoridades

Coquetel Afro

18 h- Desfile da Miss Consciência Negra Infantil

20h: Apresentações Culturais
Quilombo Cantiguinha
Reisados
Hip-Hop
Capoeiras
Ydandié
Negras em canto
21.30: Show de Reggae com Daylon River.
22h- Samba de Mesa de Juazeiro.

21/11
19.30: Rodas de Conversa – Encontro de Griots das comunidades urbanas e rurais.

Tema: Nossos mais velhos e mais velhas, tem história de lutas e resistências sociais. Rediscutindo as sabedorias e as vivências, como uma ciência africana de cuidado.

Participação: Dona Maria do batuque do Serrote, Dona Maria Jacinta Reisado de Santa Maria, Dona Maria Emilia Reisado Ynhahun, Dona Raimundinha Reisado do Sarué, Dona Zezé Reisado do Sarué, Mãe Siana do Terreiro Coripós, Senhor Manuel Torquato poeta do quilombo Ynhahun, seu Zé Eleutério Banda de Pífano de Santa Maria, seu Florêncio, Banda de Pífano de Santa Maria, seu Daniel terreiro Coripós, Nosa de Gilú Quilombo Negros de Noza de Gilú.

Dia 22/11
Audiência Pública – Câmara de Vereadores

14 h – Mesa Redonda; Saúde da População negra – Comitê Técnico de Saúde da População Negra. Palestrante Rose Santos- Prefeitura Municipal do Recife.

15 h – Identidade negra e Indígena no Sertão Pernambucano –Sara Vásquez – Psicóloga -CRAS

22/11
Cine debate – Quilombo a resistência negra na Nação Palmares – A luta de negras e negros Pernambucanos, contra o processo escravista. Espaço da Prefeitura.

Catraia Negra o Cari- Atrações Culturais negras

Dia 23/11- Roda de Conversa
18 h- LBT E LGBTs em busca de Igualdades de Oportunidades – Plácido Lúcio Rodrigues Medrado.
18.30 h- Identidades Negras e indígenas no sertão Pernambucano- Sara Vasquez- Psicóloga – CRAS
19 h – Racismo Institucional e o Extermínio da Juventude Negra-Palestrante: Sonia Ribeiro-Socióloga, John Emerson Militante do Movimento Rappers– Escola Judite Sampaio.

Dia 24
16:00: Dia da Consciência Negra do Assentamento Catalunha
Tema – Catalunha revivendo sua História, com apresentações culturais, poesias e feira de Artesanato.
Desfile Afro e Escolha da Miss Negra Catalunha.

26 e 27/11
Meu cabelo minha coroa. Minha coroa, não é modismo e identidade- Escolas Judite de Barros, EREN. Escola Padre Maurílio, Pau Brasil.

26, 27 e 28/11
Oficinas de danças afros- Perímetro Irrigado Fulgêncio agrovila 26 e Comunidades Quilombolas Graça Gisé -Salvador.

29/11
Manhã: Oficina de rádio e Comunicação – Ailton Guerra Radialista e Mídia alternativa-Recife-PE- Quilombo do Ynhanhun- Organização de uma rádio comunitária Quilombola.

Noite: Cine Debate- SERAFINA a luta das mulheres negras, contra a Apartheid na África do Sul. Espaço da Prefeitura.

30/11
Consciência Negra do Quilombo da Cupira- Desfile da Miss Negra Quilombola Cupira.

30/11
Consciência Negra de Orocó- Desfile da Miss Negra Orocoense,

1/12
Desfile da Miss Consciência Negra 2018- Aniversário do Movimento Armorial catraia do Cari.

Deixe um comentário