Festival de flores chega a sua 5º edição em Petrolina e já faz parte do calendário da cidade

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Festival das flores de Holambra já faz parte do calendário de eventos de Petrolina, na sua quinta edição a feira traz todo ano uma diversidade de flores e plantas. Nesta edição é possível adquirir adubos orgânicos.

O coordenador do festival Hermes Gonçalves Monteiro é técnico agrícola e circula pela feira dando dicas para o cultivo saudável da planta.

O coordenador do festival Hermes Gonçalves fica a disposição dos visitantes para tirar dúvidas sobre o cultivo das plantas (Foto: Blog Waldiney Passos)

“Eu trabalho com agricultura orgânica a mais de 30 anos, então eu procuro dar uma orientação para que as pessoas possam cultivar sem veneno. Aqui nós estamos comercializando adubos orgânicos e pós de rocha, tem mais de um tipo para que as pessoas consigam um nível de nutrição da planta alto, por um custo muito pequeno (o produto mais caro que tem a venda na feira, custa R$ 4,00) ”, afirmou Hermes que está sempre à disposição dos visitantes.

A cidade que dá nome ao festival fica no interior de São Paulo e é a maior produtora de flores do Brasil. Holambra é responsável pelo o cultivo de 80% do mercado de flores no Brasil e uma boa parte do mercado Europeu, Americano, Japonês e Canadense. Todo o cultivo e comercialização é dividido em cooperativas, todas ligadas ao grupo central que é a Veiling.

Em Petrolina o grupo conta com uma equipe de cinco pessoas e parte dela é formada por moradores da região, logo a feira também gera emprego para a cidade e pessoas são contratadas para trabalhar no festival.

Os visitantes do festival, aqui em Petrolina procuram por orquídeas, roseiras, violeta africana, fruteiras, samambaias e plantas pequenas. Algumas das plantas são usadas em pequenos vasos, para ornamentar mesas. Segundo a organização, o festival conta com mais de 50 tipos de plantas de porte menor. Uma das visitantes da feira, a aposentada Rosa Fornélios cultiva plantas e sempre frequenta a feira em busca de novidades.

“Todas as vezes que a feira vem eu venho, gosto muito de plantas já tenho costume de cultivar e consigo manter por muito tempo a planta crescendo bem. Hoje estou levando ‘chifre de veado’ e uma muda de ‘murta’. Gosto dos preços e da variedade, para quem gosta compensa”, declarou Dona Rosa enquanto escolhia outras plantas.

O festival percorre diversas cidades da região, uma vez por ano, entre elas estão Recife, Caruaru, Petrolina, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Juazeiro do Norte e Sobral (CE).

Para encerrar a entrevista Hermes Gonçalves deixou uma dica para quem cultiva roseiras:

Hermes Gonçalves Coordenador do Festival (Foto: Blog Waldiney Passos)

“Quem cultiva roseiras não pode molhar nem a flor e nem a folha, porque essa região é muito quente e pode criar fungo. A roseira gosta de terra ligada, tipo barro de louça, ela não gosta de areia e tem que colocar adubação (Húmus de minhoca, pó de rocha…). Quanto mais corta a planta, mais ela tem tendência a crescer e colocar mais flores. Não deixe a rosa secar no pé, quando a rosa murchar, corte. E outro jeito muito bom, que eu considero a planta da amizade (roseira) se florou corte a rosa e dê de presente para alguém, corte no pezinho do galho (um galho comprido).

O festival fica em Petrolina, até este domingo (05) e acontece todos os dias na praça Dom Malan das 8h às 20h.

Deixe um comentário