Fevereiro é o mês de conscientização sobre o Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Apesar de curto, fevereiro traz importantes datas ligadas à saúde. Simbolizando a conscientização sobre o Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, a cor roxa é a escolhida do mês para colorir o calendário da saúde e representar a luta pela prevenção e qualidade de vida das pessoas com doenças incuráveis.

Como nas demais datas, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está engajada na campanha do Fevereiro Roxo, que foi criada em 2014, em Minas Gerais, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”.

“O objetivo é informar e incentivar o diagnóstico precoce, pois só ele permitirá que o paciente tenha controle ou adie os sintomas dessas três doenças que inicialmente parecem inofensivas”, ressalta a coordenadora médica, Bruna Spíndola. “Para que a população entenda falaremos um pouquinho sobre cada uma”, acrescenta.

Alzheimer

Doença degenerativa e progressiva, que acomete habitualmente pessoas com mais de 65 anos. É a causa mais comum de demência na população idosa. Não existe cura, mas os medicamentos e as estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente.

Fibromialgia

Síndrome que causa dores por todo o corpo durante longos períodos, provocando sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos. Está ligada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Medicamentos, psicoterapia e redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas.

Lúpus

Distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente. Em geral acomete as articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises.

“Essas são informações básicas. Mas, as pessoas que desejarem conhecer mais sobre essas doenças podem acessar os links abaixo. É importante ressaltar que apenas um médico especialista é capaz de fechar um diagnóstico como esse. Então, ao primeiro sinal procure sempre um médico ou serviço de saúde”, aconselha a profissional.

Deixe um comentário