Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

(Foto: Ilustração)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga na próxima quinta-feira (16) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por este motivo, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.  O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.

Com informações do EBC

Um Comentário

  • Edilberto

    12 de novembro de 2017 at 19:34

    Esse exame do Enem não mede a capacidade cognitiva do candidato e, sim a capacidade decorativa e de resistência com enunciado longo e que confunde o participante, parece mais um provão de interpretação de texto. Eu fiz só pra conhecer como é feita a avaliação do que foi ensinado no ensino médio hoje. Outra coisa, a forma de avaliação das questões é subjetiva e, sem sentido, se o cara é um professor de matemática óbvio que tem facilidades nas questões de exatas enquanto o de biologia passa longe. Então não existe questão difícil ou fácil, o resultado é de acordo com a vivência de cada um. Quando passei para o ginásio na minha época era feito um exame de admissão, um verdadeiro vestibular, Ex: o sujeito tinha que saber as 4 operações da tabuada e isso é levado pra vida inteira, hoje vejo sujeito formado que nem isso sabe.

    Responder

Deixe um comentário