Governo de Pernambuco entrega unidade de Polícia Científica do Sertão do Araripe

O serviço passa a ser oferecido em Ouricuri, beneficiando dez municípios da região.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), vai entregar, nesta quinta-feira (14), mais uma unidade da Polícia Científica que deve atender o Sertão do Araripe.

A unidade subsidiará as diligências policiais, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas que auxiliem a conclusão das investigações.

“A missão da unidade regional do Sertão do Araripe é produzir provas robustas que colaborem com inquéritos policiais e ações penais mais qualificadas, reduzindo assim a impunidade e, consequentemente, a criminalidade no Sertão do Araripe”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

A descentralização dos serviços foi sancionada pela Lei Estadual nº 16.278, em dezembro de 2017. A Regional de Ouricuri é a segunda a ser entregue, depois da unidade de Garanhuns, no Agreste. As obras em Ouricuri tiveram início em março de 2018 e foram financiadas pela Prefeitura do município.

Atendimento às mulheres

O diferencial da Regional do Sertão do Araripe será o atendimento especializado para mulheres e crianças vítimas de crime sexual. O atendimento de perícia pelo Instituto de Criminalística (em locais de crime), e pelo Instituto de Medicina Legal (traumatológica ou sexológica), será realizado de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Já os serviços de retrato falado e emissão de carteira de identidade serão prestados por servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

“A emissão dos RGs dentro da própria unidade é um avanço significativo para o Sertão do Araripe, pois reduzirá consideravelmente o tempo para receber o documento. Se antes a população esperava cerca de três meses para receber a carteira de identidade, a espera se reduzirá a poucos dias”, enfatiza a gerente-geral da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos.

Atuarão na Regional 24 profissionais, entre peritos criminais, auxiliares de perito, médicos legistas, auxiliares de legista e papiloscopistas, nomeados em janeiro de 2018. Os municípios beneficiados com a Unidade Regional do Sertão do Araripe são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Deixe um comentário