Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Grupo Cordel do Fogo Encantado é uma das atrações do Festival Aldeia do Velho Chico

Grupo Cordel do Fogo Encantado. (Foto: Jonas Tucci)

A arte vai tomar conta das cidades de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco, e de Juazeiro, na Bahia, durante o mês de agosto.  De 1º a 11 o Sesc Petrolina realiza a 14ª edição do Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco.

A programação reúne mais de 100 artistas regionais e nacionais em shows musicais, espetáculos teatrais, dança, literatura, cinema e oficinas.  Clique aqui para ver a programação completa. Consolidado como importante projeto multicultural do Vale do São Francisco, o Aldeia é um desdobramento do Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas em circulação no país.

Com o tema “#Sua Parte Parte de Você”, o Festival propõe uma reflexão sobre a política da arte e nas suas funções sociais, e a partir disso foram selecionados trabalhos voltados para o tema, assim como, artistas que são engajados politicamente abordando questões de gênero, questões étnicas, entre outras.

“Outra questão cerne da curadoria é trazer aos públicos a ideia de que a política é construída e resignificada a partir da ação individual de cada um que se soma a de outros na coletividade, assim, chegamos ao tema  #Sua Parte Parte de Você”, explica o instrutor de atividades artísticas do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.

O tema apresenta propositalmente uma hashtag  tendo, em vista que, no mundo virtual a hashtag funciona como lugar de ajuntamento, onde assuntos e pessoas podem ser agrupados e conectados. Soma-se a isso a questão de que recentemente a hashtag foi bastante utilizada como lugar de protesto e contestação.

A abertura acontece no dia 1º de agosto, a partir das 14h, com o tradicional cortejo Abre alas pro Velho Chico que parte do Sesc e vai percorrer as principais ruas do centro comercial da cidade.

Deixe uma resposta