Grupo de moradores questiona realização do Forró da Espora em área residencial: “por onde anda a fiscalização?”

O Forró da Espora desse ano será realizado no Estádio Municipal Paulo Coelho, como tradicionalmente acontece e   mesmo sendo uma importante manifestação cultural, a realização da festa não está agradando aos moradores no entorno do estádio.

Eles protocolaram um ofício na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) ainda em junho de 2017, dias após a edição do ano passado, solicitando a não realização da festa no local nos anos seguintes, tendo em vista a perturbação do sossego da comunidade.

“Reivindicamos de V.Exa., como gestora da área de Cultura do município, que tal fato não venha a acontecer nos próximos anos, deslocando o Forró da Espora para um local apropriado e não no Estádio Municipal, no centro de Petrolina. Queremos deixar bem claro que não somos contra o evento, uma tradição dos festejos juninos na cidade, mas contra o local“, protestou o grupo no documento encaminhado à Prefeitura de Petrolina.

Festa gera incômodo a moradores

Ao saberem da confirmação do evento no Estádio Municipal, os moradores se mostraram descontentes, em especial com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por não fiscalizar o cumprimento da Lei do Silêncio. A professora Elisabet Moreira, vizinha ao estádio e responsável por organizar o abaixo assinado entregue juntamente com o ofício se manifestou sobre a festa.

“Não se consegue dormir, o som a todo volume, a noite inteira. Ano passado encaminhei um ofício/abaixo-assinado para a Secretaria de Cultura do município e, perplexa, vi agora a limpeza das calçadas ao redor do estádio”, relatou.

A moradora também questiona a falta de sensibilidade do município e do MPPE. “Existe a Lei do Silêncio depois das 22 horas, o que não é absolutamente respeitada. Por onde anda a fiscalização ou o Ministério Público para checar tais infrações e abusos? Enfim, não pudemos contar com a compreensão dos planejadores do evento como esperávamos“, destacou.

Outro lado

O Blog Waldiney Passos já entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina e o MPPE em relação aos questionamentos dos moradores do Centro.

O MPPE informou a nossa equipe que a denúncia dos moradores em relação à festa foi protocolada no órgão na última sexta-feira (15) e a promotora de Justiça, Roseane Cavalcanti convocou uma reunião nesta terça-feira (19) com os organizadores do Forró da Espora, para discutir os pontos apresentados pela comunidade local.

Deixe um comentário