HDM lamenta morte de grávida e afirma que hemorragia foi causada por patologia rara

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma grávida morreu no Hospital Dom Malan nessa segunda-feira (11) em decorrência de uma hemorragia. Alexsandra Gomes de Oliveira, de 39 anos apresentou uma patologia rara de difícil diagnóstico prévio. Ela sofreu três paradas cardíacas e não resistiu.

Segundo o Hospital Dom Malan (HDM) informou por meio de uma nota de esclarecimento, a paciente teve um Acretismo Placentário, caracterizado pela infiltração do tecido da placenta na parte interna do útero, o que ocasiona sangramentos.

Os médicos conseguiram reanimar a paciente de duas paradas cardíacas, porém na terceira vez, depois de mais de uma hora reanimando Alexsandra, não tiveram o mesmo sucesso. O corpo de Alexsandra está sendo velado no bairro Gercino Coelho. Informações apontam que a gestante trabalhava na lanchonete do HDM, era fumante e tinha diabetes.

Confira a íntegra da nota:

Nota de Esclarecimento

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que a paciente Alexsandra Gomes de Oliveira foi vítima de um Acretismo Placentário, uma patologia rara, de difícil diagnóstico prévio e potencialmente fatal, caracterizada pela infiltração do tecido placentário na camada interna do útero. A principal consequência do quadro é o risco aumento de sangramento e choque hemorrágico.

Quanto maior a invasão da placenta no organismo da gestante, mais grave é considerado o Acretismo Placentário. No caso de Alexsandra, a placenta chegou a invadir a região da bexiga. O quadro grave aliado às comorbidades anteriores da paciente, como placenta prévia, levaram a paciente a óbito.

A direção ressalta que de imediato todos os plantonistas foram acionados, incluindo médicos, enfermeiros e anestesistas, para iniciar as manobras necessárias, como uma histerectomia de emergência. A paciente voltou de duas paradas, mas na terceira a equipe tentou por uma hora e dez minutos reanimá-la, sem sucesso.

Em tempo, o hospital lamenta o ocorrido, solidariza-se com a família e coloca-se a disposição para maiores esclarecimentos.

Deixe um comentário