Hospital Regional de Juazeiro desenvolve atividades sobre a segurança dos pacientes

(Foto: Ascom)

Abril é o mês da Segurança do Paciente. No Hospital Regional de Juazeiro (BA), as ações de segurança estão sendo intensificadas, através da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente, tendo em vista que o investimento em segurança no ambiente hospitalar garante maior segurança para profissionais e pacientes durante a internação.

João Andrade, membro da Comissão de Humanização do HRJ, lembra que o paciente deve ser o ponto central da preocupação dos profissionais e da Direção do Hospital, com a segurança nos serviços de saúde.

“As ações voltadas para a segurança do paciente evitam que os riscos e perigos inerentes à complexidade dos serviços de saúde atinjam o paciente, causem algum dano ou agravem seu estado de saúde. Nossas atividades no hospital se relacionam com o bem estar do paciente. Além de evitar que o paciente sofra algum dano, nossas ações têm o potencial de reduzir desperdícios e retrabalho, e, acima de tudo, proteger pacientes e trabalhadores”, informou.

Quando o paciente é ouvido e convidado a participar ativamente de seu cuidado e tratamento, deixa de ser um mero recebedor passivo de cuidados e pode contribuir com um atendimento mais seguro, ciente de sua responsabilidade. Desta forma, a parceria entre paciente, familiares e profissionais de saúde pode contribuir para o sucesso do tratamento.

Saiba como contribuir com a segurança do paciente

Quando uma unidade de saúde recebe um paciente, a principal preocupação é que ele não sofra nenhum dano durante o processo de cuidado na instituição. O próprio paciente, acompanhante ou familiar também podem adotar medidas simples para reduzir riscos e perigos:

• Faça a higienização das mãos antes e após tocar o paciente. Isso evita infecções e outras complicações.

• Ajude no cuidado para evitar queda do paciente;

• Faça uso do álcool gel no ambiente hospitalar sempre para limpar as mãos;

• Evite tocar nas superfícies e consumir alimentos no ambiente hospitalar;

• Sempre tire suas dúvidas com o médico ou outro profissional de saúde e informe o uso de outros medicamentos e alergias.

Deixe um comentário