Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

I Simpósio de Cuidados Paliativos do Cremepe acontece nesta semana em Petrolina

Tema mais que atual no dia a dia tanto dos profissionais de saúde quanto da população, Cuidados Paliativos pode ser definido com conjunto de ações que visa, aliviar sofrimento dos pacientes, o controle eficaz dos sintomas e dor, busca da autonomia e principalmente o respeito à Dignidade Humana. Busca principalmente garantir a qualidade de vida no momento da morte.

O CREMEPE preocupado, com este tema, criou uma Câmara Temática em Cuidados paliativos, que tem entre outros objetivos, traz para discussão ações que consigam colocar na sociedade civil, a importância da paliação. Por isso, promoverá nos próximos dias 20 e 21 de julho o I Simpósio de Cuidados Paliativos do Cremepe em Petrolina, no auditório da Unimed Petrolina.

O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir as habilidades de uma equipe multiprofissional para ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença terminal, além de promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares.

Ainda são poucos os serviços de Cuidados Paliativos no Brasil. Menor ainda é o número daqueles que oferecem atenção baseada em critérios científicos e de qualidade.  A grande maioria dos serviços ainda requer a implantação de modelos padronizados de atendimento que garantam a eficácia e a qualidade. Ainda hoje, no Brasil, a graduação em medicina não ensina ao médico como lidar com o paciente em fase terminal, o que nos leva a pensar que as Escolas médicas devem ter um papel importante na formação humanística, difundindo a paliação como um importante ferramenta na prática clínica diária.

Deixe uma resposta