Idosos em Juazeiro começam a ser vacinados contra gripe

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, a meta do município é vacinar pelo menos 90% do público alvo. (Foto: ASCOM)

Este ano, a campanha de imunização contra a gripe está seguindo um cronograma e nessa segunda-feira (24) aconteceu o primeiro dia para o público idoso em todas as unidades de saúde de Juazeiro (BA).

O objetivo da ação é reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. O público alvo é composto por crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto (puérperas), idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, a meta do município é vacinar pelo menos 90% do público alvo, ou seja, aproximadamente 43 mil pessoas.

“É importante que cada grupo respeite o cronograma, porque o abastecimento das vacinas está sendo pensando de acordo com as metas de cada grupo. Os idosos são o nosso maior público e temos uma previsão de vacinar uma média de 16 mil pessoas”, explica.

A campanha começou na semana passada, abrangendo o grupo de trabalhadores ativos da área de saúde e segue até o dia 26 de maio. A partir do Dia D, que será realizado no dia 13 de maio, todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários poderão ser imunizadas.

Cronograma

24 a 28 de abril: Idosos – 60 anos ou mais

02 a 05 de maio: Gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto)

08 a 12 de maio: Professores ativos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade – é necessária a apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina

13 de maio: Dia D

15 a 26 de maio: Todos os grupos prioritários

Deixe um comentário