IF-Sertão Campus Petrolina promove encontro com a imprensa regional para discutir Fake News

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Profissionais da imprensa de Petrolina e Juazeiro estiveram nesta quinta-feira (21) no Campus do IF-Sertão Petrolina em um encontro promovido pela instituição de ensino, com o objetivo de aproximar os meios de comunicação dos profissionais do Campus.

“Nosso objetivo é que nós possamos ter uma proximidade bem maior. Até para que a comunidade, através dos veículos de comunicação, possa conhecer muito mais a nossa instituição. Como nós estamos em uma região que de certa tem limitações, seja de internet ou jornal, então as informações a nossa oferta de cursos porque nós temos uma gama de cursos, então isso vai fazer um diferencial na nossa comunidade, para o nosso sertanejo”, justificou Leopoldina Veras, reitora do IF-Sertão Pernambucano.

De acordo com a reitora, hoje a instituição atende com projetos desde crianças com 7 anos até pessoas com mais de 70 anos de idade com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e isso é pouco divulgado. O IF-Sertão também oferece mestrado, especializações, formação técnica e licenciaturas com formação de professores.

“Quando a gente faz esse diálogo com a imprensa nos aproxima, nos possibilita a troca de contatos, tira as dúvidas que por ventura possam surgir. E esse caminho é que eu penso que a gente vai conseguir atingir mais ainda a nossa missão institucional, que é a interiorização da educação e a comunicação ela é um ponto crucial nesse diálogo com as pessoas que estão nos locais mais distantes dos grandes centros. Nós atendemos a vizinhança de Pernambuco. Atendemos os estados do Ceará, Piauí, Bahia. Temos alunos dessas regiões e muitas vezes os nossos cursos podem estar trazendo oportunidade pra essas pessoas que não estão sabendo e a comunicação vai conseguir chegar até lá”, disse Leopoldina Veras.

Após a apresentação da equipe de comunicação do IF-Sertão Campus Petrolina e Campus Petrolina Zona Rural, os profissionais da imprensa assistiram uma palestra sobre Fake News (Notícia Falsa). A jornalista e professora Tereza Leonel foi a convidada para expor o tema. Para ela, com o aumento de notícias falsas circulando nas redes sociais, os profissionais do jornalismo que trabalham com a produção de notícias precisam zelar pela credibilidade da informação.

“Hoje a gente precisa pensar quem diz o que. A imprensa está se renovando nesse sentido e o cidadão também. O cidadão precisa saber quem é que está informando, a quem interessa aquela informação e essa veracidade é muito importante porque ela pode ter efeitos colaterais muito grande. Ela pode causar transtornos, danos morais e emocionais as pessoas. Então a informação coerente, correta e séria de profissionais que são comprometidos com a cidadania e com a sociedade, ela tem que ser feita por profissionais, sejam eles formados ou provisionados, não importa, o que importa é que esse profissional que está frente de um veículo de comunicação tenha o compromisso de apurar, checar, ouvir várias fontes e não repassar, não compartilhar a informação que não seja verdadeira no sentido de que ele desconfie que aquele fato ou aquele ato seja realmente uma fake news”, orientou Tereza Leonel.

Durante a palestra, a jornalista também deu dicas de como o cidadão e a imprensa tradicional podem saber se uma notícia é falsa ou não. “A primeira coisa é checar várias fontes, vários veículos, vários canais de comunicação. Não é porque você recebeu a notícia de um amigo ou de um grupo da família que você vai acreditar. Você tem que procurar pessoas que estão ligadas aquela informação pra saber se a informação é verídica. Quando você checa várias fontes, vários veículos e todos dizem a mesma coisa significa dizer que o fato realmente aconteceu e é verdade”, disse Tereza Leonel.

Deixe um comentário