Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Índios Trukás ocupam GRE e denunciam débito do Governo do Estado referente ao transporte escolar

O prédio da Gerência Regional de Educação (GRE) Petrolina amanheceu ocupado na manhã dessa quinta-feira (8) por 150 índios da tribo Truká. O grupo organizou a manifestação para cobrar do Governo de Pernambuco o pagamento de débitos referentes ao transporte escolar indígena.

De acordo com Pretinha Truká, liderança indígena que conversou com a nossa equipe, a ocupação também está acontecendo em outras três GRES do Estado: Arcoverde, Floresta e Salgueiro, com a mesma pauta de Petrolina.

“O ponto prioritário dessa ocupação é a questão do pagamento da oitava parcela dos transporte escolar indígena. Nós fizemos uma pactuação com o governo do Estado há uns anos onde o Governo ia dividir as parcelas em 10 anuais, isso eles não têm cumprido e isso gera um prejuízo enorme”, explicou.

Segundo Pretinha, quatro parcelas estão em atraso e isso se repete ano a ano. Por parte da equipe da GRE Petrolina houve um diálogo positivo, mas o pagamento depende da capital e não há previsão para isso. “Nós só saímos mediante o pagamento e não deram [prazo]”, informou Pretinha.

O transporte escolar é gerido pela Secretaria de Educação que terceirizou o serviço com uma empresa através de licitação, mas os motoristas são indígenas. Nossa produção entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, no entanto não obtivemos retorno até o momento.

Confira imagens da manifestação:

Deixe uma resposta