Juazeiro: Cansada de esperar, Associação de Moradores de Campos cobra construção de UBS

Os moradores ainda reclamam da falta de saneamento básico na comunidade. (Foto: Ilustração)

A Associação de Moradores do Povoado de Campos, no distrito de Maniçoba, em Juazeiro (BA), emitiu uma nota para externar sua indignação com a falta de uma Unidade Básica de Saúde no distrito. A reivindicação da instituição acontece porque, segundo a nota, os valores para a construção da unidade já foram liberados e nenhum secretário da pasta justifica o porquê da obra ainda não ter sido iniciada.

“Já estamos a dez anos lutando por uma obra que teve recursos garantidos pelo Ministério da Saúde. É inadmissível o tratamento dado a nossa comunidade pelo governo municipal, um verdadeiro descaso, nem mesmo uma audiência solicitada por nós é atendida para, no mínimo, dar uma posição de quando será construída a UBS”, disse o presidente da associação, Marcelo Luiz.

De acordo com a nota, que cobra ações da Secretaria Municipal de Saúde, os recursos na ordem de R$ 200.000,00 para a construção da unidade foram aprovados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, através da portaria nº3766 de 1º/12/2010 de nº 13915.632000/1090-26, estando, inclusive, liberados, conforme ofício emitido pela prefeitura em 2011.

Ainda segundo a reclamação da comunidade, o atual Programa Saúde da Família (PSF), que atende 640 famílias, somando 2.137 pessoas, não tem nenhuma estrutura física para o atendimento de quem precisa do SUS, falta assentos, o banheiro não possui acessibilidade, um verdadeiro abandono.

Os moradores ainda reclamam da falta de saneamento básico na comunidade, o que causa um transtorno e desconforto a população, que vive com a ameaça de doenças suscetíveis com a exposição de esgotos jogados nas ruas.

“Pedimos a secretaria de saúde e ao prefeito que olhe para nossa comunidade esquecida pelo poder público municipal, só queremos o que é nosso por direito, por isso a comunidade quer saber, o que foi feito deste dinheiro? Precisamos de uma resposta urgente”, destaca Marcelo.

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura de Juazeiro e aguarda resposta.

Deixe um comentário