Juazeiro discute implantação do Conselho da população LGBT

(Divulgação/Ascom)

Na próxima sexta-feira (12), às 9h, uma reunião na Casa dos Conselhos de Juazeiro, dará início às discussões para implantação do Conselho de Defesa dos Direitos da População LGBT+ no município. Para essa primeira fase do processo estão sendo convidados, principalmente, movimentos sociais e instituições que atuam com a pauta LGBT.

A convocatória está sendo feita por uma comissão criada com esta responsabilidade. “Vários segmentos foram convidados e qualquer pessoa que tiver interesse pode participar também. Será um momento aberto ao público que formalizará a intenção da implantação do conselho em Juazeiro”, afirmou Eduardo Rocha Supervisor de Políticas LGBT.

Após a definição dos integrantes do Conselho, será eleita a mesa diretora que elaborará a lei de criação e o regimento interno que nortearão a entidade, serão enviados à Câmara de Vereadores para aprovação e posterior sanção do prefeito.

“A criação do Conselho é uma necessidade por toda a pauta de violência e invisibilidade da população LGBT que sabemos ainda é algo presente em nossa sociedade. A população LGBT não tem espaço no mercado de trabalho, ficando à margem e vulnerável, então o município se mostrou favorável por esta necessidade”, informou a diretora de Diversidade Luana Rodrigues, que faz parte da Comissão.

A sugestão para implantação do Conselho LGBT foi pautada em reunião da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) em 2018, com a presença do prefeito Paulo Bomfim e recomendada para municípios com mais de 100 mil habitantes. “A expectativa é que as instituições que atuam com esta temática façam adesão ao conselho, pois sem elas, sem a sociedade civil organizada, não há controle social. Esperamos que em maio, Mês da Diversidade, estejamos celebrando a criação oficial do conselho, dialogada com a gestão municipal”, completou a diretora Luana Rodrigues.

Deixe um comentário