Laboratório de Meteorologia da Univasf prevê ocorrência de chuva neste fim de semana em Petrolina

Previsão é de final de semana com chuva na região (Foto: Blog Waldiney Passos)

Nos últimos dias, a chuva deu uma trégua em Petrolina (PE), mas segundo o Laboratório de Meteorologia da Univasf (LabMet), a previsão é de dias chuvosos para este fim de semana. De acordo com informações do Laboratório, esta época é tipicamente chuvosa na região. A estação de chuvas deve ser encerrada em abril com índice pluviométrico de 67 mm.

Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, o técnico do Labmet, Emerson Oliveira, explicou o que provocou a ocorrência de chuva nos últimos dias em Petrolina: “Os sistemas de alta pressão subtropicais do oceano Atlântico estão muito ativos, sobretudo o do hemisfério norte. A consequência é que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está situada mais ao sul. Deste modo, favorecendo o transporte de umidade para a costa leste do nordeste e alimentando a depressão tropical que se formou no último final de semana. Esta depressão caracterizou um cavado (confluência) que se estendeu do oceano até o semiárido nordestino, o que também favoreceu a ocorrência de chuvas no interior do nordeste.”

Questionado se a tempestade tropical, classificada primeiramente como ciclone, previsto para acometer a Bahia, influenciou na mudança do clima de Petrolina, já que a cidade faz divisa com Juazeiro (BA), Emerson Oliveira informou que a depressão tropical está cada vez mais afastada da costa, mas que se uma nova depressão se formar, o monitoramento é que deve determinar a evolução e a trajetória do fenômeno climático.

“As previsões indicam que a depressão tropical está afastando-se cada vez mais do continente, existe a possibilidade que uma nova depressão seja formada, caso as condições atmosféricas se mantenham nos próximos 10 dias. Se uma nova depressão se formar o seu monitoramento é que determinará a sua evolução e trajetória”, disse.

Para o fim de semana, de acordo com o LabMet, em Petrolina, a previsão é de tempo aberto até o sábado (30) e possibilidade de chuvas entre domingo (31) e segunda-feira (01). As temperaturas variam entre a máxima de 34° e mínima de 23°.

Deixe um comentário