Livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’ será lançado pelo Cemafauna

livro 2

O livro é direcionado a todos que tem curiosidade sobre a fauna e a flora. Foto: ilustração

Nesta sexta-feira (01), será lançado o livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’ às 17h, no Cemafauna, Univasf Zona Rural, em Petrolina. A obra é escrita pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein.

Segundo a professora e coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Patricia Nicola “qualquer leitor, do leigo ao especialista, terá prazer em ler essa obra e principalmente sairá satisfeito ao perceber que é possível descobrir e desfrutar da riqueza multicolorida das borboletas da Caatinga” afirma. 

O principal objetivo do livro é apresentar ao público leigo, amador e acadêmico as espécies de borboletas que ocorrem no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação (UC’s) de Pernambuco e do semiárido nordestino brasileiro. A elaboração deste livro surgiu em 2005, a partir da vontade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos biólogos Carlos Eduardo e Clemens Schlindwein sobre interações inseto-planta no recém-criado Parque Nacional do Catimbau. Esse é o primeiro guia de campo de borboletas no Brasil e ainda dá destaque à biodiversidade de um dos biomas menos conhecidos do país, a Caatinga.

Para o processo de feitura foi necessário adquirir equipamento fotográfico adequado, aprender um pouco sobre fotografia e direcionar centenas de horas no campo em busca dos animais e das flores que eles visitam. Em laboratório, montar exemplares, identificar, solicitar ajuda a especialistas, catalogar as espécies, pesquisar sobre o tema, escrever e finalmente organizar todo o material levantado em algo palpável e acessível.

Sobre os autores

Carlos Eduardo Beserra Nobre é bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Biologia Animal (Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente é analista ambiental no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, onde atua no monitoramento de Entomofauna Terrestre. Desenvolve pesquisas em Biodiversidade e Taxonomia de Lepidoptera e Odonata do Nordeste.

Clemens Schlindwein é graduado em Ciências Biológicas (Universität Hohenheim) e doutor em Ciências Naturais – Biologia (Universität Tübingen, Alemanha). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Botânica, coordenando o grupo de pesquisa: Plebeia – Ecologia de Abelhas e da Polinização. Desenvolve pesquisas em Ecologia da Polinização e assuntos associados.

Serviço

Lançamento do livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’

Autores: Carlos Eduardo Nobre e Clemens Schlindwein

Data: 01/07/2016

Horário: 17h

Local: Museu de Fauna da Caatinga/ Cemafauna Caatinga – Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho – S/N C1, Petrolina-PE.

Outras informações: (87) 2101-4818

Com informações de Ascom

Deixe um comentário