Lojas não podem abrir no feriado de 1º de maio, orienta Sintcope

No feriado desta terça-feira (1º) o comércio de Petrolina deve ficar fechado, o alerta vem do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope). O Dia do Trabalho é feriado internacional e é uma das poucas folgas inclusas na convenção trabalhista, juntamente com a Sexta-feira Santa, 1º de janeiro, Dia do Comerciário e Natal.

“No último feriado, o Dia de Tiradentes, por exemplo, nós percorrermos as principais áreas comerciais de Petrolina e constatamos que havia lojas que estavam abertas sem que tivessem encaminhado correspondência ao sindicato. Então procedemos com o fechamento, porque além de descumprir o que ficou acordado em documento, houve desrespeito aos trabalhadores que certamente já tinham se programado para outras atividades no feriado”, explica a presidente do Sintcope, Dilma Gomes.

Funcionamento

O Sintcope orienta que, nos feriados que estão indicados na convecção as lojas não podem abrir e nos demais, para haver expediente é preciso haver uma comunicação por escrito informando a abertura no feriado. Além da comunicação ao sindicato, o pagamento do dia trabalho ao funcionário é diferenciado.

“O funcionário que trabalhar no feriado terá direito a uma folga compensatória até a semana seguinte ao feriado trabalhado, à exceção do labor nos meses de novembro e dezembro, cujas folgas poderão ser compensadas até fevereiro do ano seguinte”, finaliza Dilma.

Deixe um comentário